Como economizar no intercâmbio

dinheiro_passaporte_mapa._peqjpg

Aprender ou praticar outro idioma, conhecer diferentes culturas, desenvolver a independência, sair da rotina, fazer novos amigos e dar um belo upgrade no currículo são apenas algumas das vantagens de um intercâmbio. Alguma dúvida de que esse é um bom investimento? Se você pensa que os gastos são altos demais para você, confira nossas dicas:

Procure um destino com baixo custo de vida

Procure saber qual é a média de custo de vida nos países que lhe interessam. Além dos destinos mais tradicionais como Espanha e Inglaterra, existem diversos outros onde o inglês e o espanhol são a língua oficial e os preços de aluguel, alimentação e transporte são razoavelmente baixos. Também vale evitar a capital do país desejado e preferir uma cidade menor, onde tudo costuma ser mais barato. Para ter uma ideia dos custos de vida em outros países, uma dica é consultar o site Numbeo.

Escolha um país onde é permitido trabalhar

Outra opção é viajar pra um país onde você possa trabalhar legalmente, como Irlanda, Austrália e África do Sul. Existem programas que combinam estudo (aula do idioma local) e trabalho, enquanto outros são só de trabalho, indo desde estações de ski e lanchonetes a acampamentos. Mesmo trabalhos fora da sua área de formação são experiências muito enriquecedoras!

Informe-se e planeje-se antes de viajar

Quando você se planeja com antecedência, além de poder parcelar alguns gastos e conseguir tarifas mais baratas pra outros, você tem mais tempo pra pesquisar sobre o destino. E quanto mais informação você tiver, mais difícil cair em roubadas e ter gastos imprevistos ou desnecessários.

Seja flexível durante a viagem

Mesmo se você não tem condições de viajar com luxo, não precisa desistir do sonho de fazer um intercâmbio. Comer e beber em casa, por exemplo, são hábitos simples que barateiam muito o dia a dia. Se estiver na Europa, a vontade de viajar é inevitável, com tudo tão pertinho, mas você pode dar prioridade às companhias aéreas “low cost”, que fazem promoções com frequência.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *