Saint Patrick’s Day

blos saint patricks -01

 

Vamos falar do dia de Saint Patrick ou São Patrício. Contaremos um pouco sobre o porquê dessa data ser comemorada, tradicionalmente, nos países falantes da língua inglesa:

O Saint Patrick’s Day é uma comemoração originalmente irlandesa, comemorada de maneira grandiosa tanto na Irlanda quanto nos países falantes da língua inglesa. Esses países fazem desfiles nas ruas, como o nosso 7 de Setembro, porém, com todas as pessoas participantes do desfile vestidas de verde. A data já chegou a ser comemorada por dez dias seguidos. Os rios são pintados de verde e nem a fonte da casa branca passa despercebida. Os monumentos iluminados passam a ser abrilhantados pelo verde, todos levam o Saint Patrick’s Day muito a sério. E por quê? Vamos contar uma história que responderá essa pergunta.

Embora seja um feriado originalmente irlandês, São Patrício nasceu na Grã-Bretanha em uma família cristã assídua. Ele foi sequestrado por piratas aos 16 anos e assim levado então como escravo para Irlanda. Lá ficou por alguns anos até que, ainda na casa dos 20 anos, conseguiu liberta-se e voltar ao país de origem onde reencontrou sua família e revelou o desejo de tornar-se padre.

Após tornar-se padre ele declarou ter tido um sonho divino, no qual dizia que ele deveria voltar à Irlanda e lá firmar o seu ministério. Chegando novamente a Irlanda, São Patrício notou que não havia cristãos na Irlanda, apenas seguidores de outras religiões; ele então se dedicou a pregação do Cristianismo no país. O mesmo utilizava como artifício em suas pregações, o trevo de três folhas para explicar aos irlandeses sobre a Santíssima Trindade, símbolo utilizado até hoje na comemoração de seu dia. Saint Patrick ficou conhecido pela catequização em massa da Irlanda, além da realização de alguns feitos grandiosos, como o extermínio de uma praga de cobras que invadiu a Irlanda.
O padre morreu como bispo no dia 17 de março, sendo sepultado na primeira igreja que construíra no país. O primeiro Saint Patrick’s Day foi comemorado no ano de 1997 e cresce a cada ano. Hoje é o dia da história de um homem que se dedicou fielmente ao que acreditava.

Após essa linda história, só podemos lhe desejar um Happy Saint Patrick’s Day!