5 atividades para ensinar inglês na educação infantil

5 atividades para ensinar inglês na educação infantil

16 de setembro de 2021

Quais as melhores atividades para aprender inglês na educação infantil? Nesse artigo mostramos 5 formas divertidas de incluir o idioma no cotidiano das crianças. 

Considere que aprender inglês brincando é muito mais fácil e traz mais resultados. Confira dicas certeiras!

Como incentivar as crianças na aprendizagem do inglês 

As crianças têm mais facilidade em aprender um idioma do que os adultos. Principalmente a pronúncia. As razões, segundo especialistas, é a habilidade de assimilar e imitar novos sons. 

Além disso, os pequenos estão expostos, desde cedo, a termos e expressões da língua inglesa. Eles dizem que vão dar “start” no “videogame”, pedem para comer “fast food” e adoram uma festa de “helloween”. 

Percebemos que o idioma já está no cotidiano das crianças. Desse modo, incentivá-las a aprender é muito fácil. A principal dica é colocar a diversão no centro do processo ensino-aprendizagem.

Afinal, é muito mais fácil aprender inglês ou qualquer outro conteúdo quando a criança está se divertindo, não é mesmo?

5 atividades de inglês na educação infantil

A seguir, confira 5 sugestões lúdicas para trabalhar o inglês na educação infantil

1. Aprender inglês assistindo filme

Filmes e séries em inglês são ótimos para aumentar o vocabulário e melhorar a capacidade de compreensão. Para isso, experimente dispensar as versões dubladas. Nesse caso, a criança precisa se esforçar para compreender. O objetivo é tirá-la da zona de conforto. E a garotada adora um desafio! 

2. Ler livros em inglês

Além de incentivar o hábito da leitura, publicações em inglês são ótimas aliadas. O ideal é começar com livros curtos, lúdicos e com muitas imagens. 

Gradualmente a dificuldade pode aumentar. A curiosidade natural das crianças vai estimulá-la a descobrir novos livros e outras histórias. 

3. Estudar o idioma com música

Sem dúvida a música é uma das ferramentas mais utilizadas para o ensino de inglês. Principalmente nas escolas de idiomas. As opções vão desde cantigas lúdicas infantis até hits do momento. Há músicas em inglês para todas as preferências e fases da infância. 

4. Explorar a tecnologia

Jogos eletrônicos, aplicativos e outros dispositivos digitais também contribuem para o aprendizado da língua inglesa. A tecnologia é uma aliada nas atividades em inglês durante educação infantil. 

Lembre-se que a fluência depende da prática. Por isso, métodos e jogos interativos são os que proporcionam melhores resultados. Além de serem benéficos para o desenvolvimento cognitivo e para o raciocínio lógico.

5. Praticar esportes

Estimule as crianças para acompanharem competições esportivas de países que falam inglês é muito proveitoso. Além de escutar o idioma, os pequenos desenvolvem interesse por atividades esportivas, o que é benéfico para a saúde física e mental.

Como você pôde ver, promover atividades em inglês na educação infantil contribui para a aprendizagem. Paralelas ao curso de inglês, ajudam a criança a praticar e avançar em direção ao objetivo.

Na Transworld Idiomas as crianças aprendem inglês brincando. A escola utiliza essas e outras formas de ensinar, sempre com foco no interesse natural dos pequenos em adquirir novos conhecimentos. Conheça o método Transworld de ensinar inglês. 

Entre em contato conosco e solicite mais informações