Como trabalhar o inglês na educação infantil?

Como trabalhar o inglês na educação infantil?

9 de setembro de 2021

Muitos pais se questionam como deve ser uma aula de inglês infantil. Afinal, como ensinar um idioma a crianças pequenas, muitas ainda não alfabetizadas?

Na verdade, não existe segredo. E as escolas de idiomas estão bem preparadas para atender esse público. Visto que é na infância que absorvemos melhor novas experiências.

Um estudo publicado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) mostra que a idade ideal para o aprendizado de uma segunda língua é aos 10 anos. A pesquisa aponta que os primeiros anos de vida são ideais para a estimulação cerebral. E, após os 17, o processo torna-se muito mais complexo.

Se você está procurando uma escola de idiomas para seu filho, confira algumas dicas para saber o que um bom curso de inglês deve oferecer. 

Como deve ser uma aula de inglês infantil

O principal é que a diversão faça parte do curso. Especialistas afirmam que as crianças aprendem inglês – ou qualquer outro idioma – com mais facilidade quando estão se divertindo. E o processo de assimilação da língua é o mesmo para crianças e adultos. É fundamental acostumar o ouvido ao sotaque, treinar a escrita de uma nova ortografia e compreender novas regras. 

1. Livros em inglês

A técnica de ensinar inglês a partir de livros é benéfica também para estimular o hábito da leitura. Por isso, utilizar livros ilustrados e publicados para educar crianças fazem a diferença durante a aula de inglês. Muitas escolas utilizam materiais complementares como áudios e vídeos, geralmente vendidos com os livrinhos. 

2. Cantigas e músicas infantis em inglês

A audição é um dos melhores sentidos para a aprendizagem de um idioma. Cursos de inglês costumam usar músicas e cantigas nessa língua para familiarizar as crianças com sonoridade e pronúncia. Além disso, crianças adoram música! Na internet, especialmente no Youtube, existem ótimas compilações de canções em inglês. 

3. Aplicativos e sites

As boas escolas de inglês costumam indicar aplicativos de línguas estrangeiras para complementar a aprendizagem. Duolingo e Babbel são ótimos exemplos para adultos. Por sorte, a oferta de programas e sites para crianças é grande. Elas podem complementar os aprendizados adquiridos no curso de inglês convencional em sites como PiliPop, Papumba e Fun English.

4. Desenhos animados em inglês

São ótimos para habituar o ouvido à sonoridade do idioma. Existem muitas opções em canais de TV aberta ou em plataformas de streaming, como a Netflix. Além de familiarizar os pequenos com a pronúncia, os desenhos estimulam o raciocínio com conceitos e imagens. 

5. Aulas particulares e em grupo

Aulas de inglês em grupo ou com um professor particular são ótimas alternativas para a aprendizagem. Muitas escolas oferecem turmas para crianças a partir de 3 anos, sempre apostando no lúdico e no ambiente divertido. Tudo para que elas possam aprender no próprio ritmo e sem perder o interesse. 

Aulas de inglês infantil é na Transworld

Há muitas maneiras de ensinar um idioma para crianças. Alguns métodos apresentados aqui podem ser complementares e vão acelerar o aprendizado. 

A Transworld Idiomas tem cursos de inglês para crianças com turmas específicas para todas as idades, níveis e objetivos. Nosso método é especializado em dar fluência no inglês, com diversão e foco. 

Se você quiser conhecer uma das nossas modalidades – Little Kids, Magic Kids e Super Teens – entre em contato conosco e conheça a melhor programação para as crianças aprenderem inglês brincando. 

Agende uma visita e traga a criança para conhecer a Transworld