Conheça as vantagens da educação bilíngue

Conheça as vantagens da educação bilíngue

23 de setembro de 2021

Você já se perguntou quais são as vantagens da educação bilíngue? Além de garantir fluência em um segundo idioma, aprender outra língua oferece benefícios. Principalmente na primeira infância.

Estudar inglês, por exemplo, auxilia as crianças na construção do conhecimento, contribui para a desinibição e proporciona novas aprendizagens. 

Portanto, estudar outra língua além do idioma materno causa impactos positivos, inclusive na vida adulta. Confira os principais benefícios da educação bilíngue. 

Vantagens da educação bilíngue

A língua materna é o primeiro idioma que ouvimos no seio familiar. Também chamada nativa, ela está presente no país onde nascemos e aprendemos a nos comunicar. Por esse motivo, é a que dominamos com maior clareza. No entanto, aprender outros idiomas é um investimento para toda a vida. 

Aprendizagem com engajamento

Estudar um idioma ainda não infância garante aprender com diversão e disposição. Afinal, as crianças se interessam por novidades e são curiosas por natureza. Nesse sentido, a educação bilíngue oferece uma oportunidade de conhecer palavras, culturas e curiosidades sobre outro país. Assim, o processo de aprendizagem ocorre de forma leve e proveitosa. 

Expande a vivência da criança ou adolescente

estudar-um-segundo-idioma

Crianças ou adolescentes que estudam mais de uma língua entendem que acontece ao redor com mais clareza. A troca de informações sobre culturas diferentes e o contato com filmes, livros ou músicas proporciona experiências únicas. O indivíduo exposto à educação bilíngue torna-se mais seguro e autônomo. Principalmente pela facilidade em se comunicar com outras pessoas. 

Formação do indivíduo

A educação bilíngue está muito além do simples ler, escrever e falar outro idioma. Dependendo da metodologia aplicada, esse conhecimento ajuda a formar pessoas criativas, comunicativas e antenadas com o que acontece ao redor. Isso significa que, ao falar um segundo idioma, a criança ou adolescente amplia sua visão de mundo. 

aprender uma segunda língua

Proficiência em um idioma

Para adquirir proficiência, o estudante precisa ter entendimento completo de uma língua. Dominar a gramática, ter bom vocabulário e conhecer os verbos auxiliares não garantem fluência. O aluno precisa compreender a lógica do idioma e saber se comunicar. Com a educação bilíngue o estudante convive com outro idioma desde muito cedo. Assim, o aprendizado cotidiano garante a proficiência. 

Oportunidades futuras

Muitas vezes, ter um segundo idioma é decisivo quando buscamos uma vaga no mercado de trabalho. E as empresas costumam valorizar profissionais com domínio de uma língua estrangeira. Por isso, investir em educação bilíngue para seu filho ou filha pode qualificá-lo para oportunidades futuras como bons empregos, viagens ou uma pós-graduação no exterior. 

Inglês, francês ou espanhol é na Transworld Idiomas

Ser bilíngue significa possuir competência em duas línguas distintas. As escolas de idiomas desenvolvem métodos diferenciados e introduzem novos conhecimentos linguísticos no cotidiano das crianças.

Na Transworld Idiomas os alunos podem aprender inglês, francês ou espanhol em diferentes atividades lúdicas e metodologia diferenciada para a criança aprender mais e melhor. 

Conheça nossa escola e descubra o jeito Transworld de ensinar. Entre em contato e agende uma visita