Conheça os principais exames de proficiência em inglês

Conheça os principais exames de proficiência em inglês

16 de dezembro de 2021

Exames de proficiência são testes para avaliar a fluência em um idioma. Eles comprovam habilidades de comunicação falando, ouvindo, lendo ou escrevendo. Conheça as principais provas aplicadas e suas particularidades. Boa leitura!

Qual exame de proficiência devo escolher?

A resposta é: depende. Existe uma infinidade de testes, em diferentes idiomas, portanto, o primeiro passo é definir critérios. 

  • Idioma de interesse: inglês, francês, espanhol, alemão e italiano são as línguas mais procuradas;
  • Instituição de ensino: universidades de maior prestígio exigem certificados específicos. Por isso, pesquise quais testes elas aceitam e quais são as notas mínimas para admissão;
  • Objetivos pessoais: comprovar habilidades em um idioma é importante para a carreira profissional ou acadêmica? 

Após analisar cada um dos fatores, prepare-se para a prova. Confira 8 dicas para ter sucesso em exames de proficiência

Principais exames de proficiência em inglês

A língua mais falada no mundo é a mais procurada entre os testes de idiomas. Empresas e universidades costumam exigir os seguintes exames:

IELTS

A prova está dividida em duas modalidades: Academic e General Training. A primeira está voltada ao meio acadêmico e é exigida em importantes universidades. 

O segundo é comum nas empresas e aceito pela imigração no Reino Unido. As provas são presenciais ou online (por videochamada). O resultado do IELTS é válido por 2 anos. 

TOEFL

É o mais aceito nas universidades americanas e oferece diferentes modalidades. No entanto, a versão Internet Based Test (iBT) é a mais procurada. O TOEFL é válido por 2 anos. 

Cambridge

Aplicado por uma das maiores universidades do Reino Unido, o certificado de Cambridge é permanente. O candidato só deverá prestar novo exame caso deseje mudar de nível no domínio do idioma. 

Ao contrário dos demais, aplicados em prova única, Cambridge tem testes separados conforme os níveis do Quadro Comum Europeu

principais-exames-idiomas

TOEIC

Mais frequente em organizações e empresas, o TOEIC também está presente em universidades asiáticas. O certificado tem validade de 2 anos. 

Ao contrário dos demais, as provas certificam diferentes níveis da língua e ocorrem em duas categorias: audição/leitura e fala/escrita. 

Duolingo

Apesar de ser um exame recente se comparado aos demais, o Duolingo tem boa aceitação em mais de 3 mil instituições de ensino. Entre elas, as americanas Harvard, Yale e Johns Hopkins

A prova testa as mesmas 4 habilidades do estudante, é online e seu grande diferencial está no preço (US$ 49). 

Conquiste certificação internacional na Transworld

A Transworld Idiomas é centro oficial para aplicação de dois dos mais importantes exames de proficiência em inglês: TOEFL e TOEIC. Deseja comprovar habilidades na língua mais falada do mundo? Venha estudar na Transworld. 

Chame no WhatsApp e fale com um consultor