Pratos tradicionais da culinária francesa

Pratos tradicionais da culinária francesa

23 de dezembro de 2021

                                               

A culinária francesa é uma das mais criativas e apreciadas do mundo. A gastronomia do país é reconhecida no mundo todo. E renomados chefs de cozinha iniciaram sua trajetória na França. 

Além disso, o país é berço do mais importante reconhecimento da gastronomia mundial: o Guia Michelin. Nele, as famosas estrelas, concedidas de 0 a 3, representam a qualidade internacional de um restaurante ou chef. Ter uma Estrela Michelin no currículo é o sonho dos profissionais da área. 

Curiosidade sobre a culinária francesa

A fama de ser uma das melhores gastronomias do mundo começou ainda no período medieval. Naquela época, para impedir que ingredientes produzidos fora da França caíssem no gosto popular, o Rei Luís XIV decidiu destacar os alimentos tradicionais do país. 

Com a medida, Luís XIV imprimiu certo refinamento para a culinária francesa, tornando o país uma referência gastronômica. 

Pratos tradicionais da culinária francesa

Quem visita a França não pode deixar de experimentar receitas tradicionais que se destacam pelo sabor, colorido ou apresentação dos pratos. Confira duas receitas salgadas e duas sobremesas et voilà!

Steak Tartare

Pedaços pequenos de filé mignon picado com pepino em conserva, cebola, alcaparras, molho inglês, mostarda, azeite e outros temperos. Uma gema de ovo finaliza o prato, considerado rápido de preparar e muito delicioso. 

Ratatouille

Receita típica francesa, é um ensopado de legumes cortados em fatias, levado ao forno com molho de tomate temperado com ervas. Leva berinjela, pimentão, abobrinha, cebola e alho. Serve-se frio ou quente, sozinho ou como acompanhamento. 

culinaria-tradicional-franca

Crème Brûlée

É um creme de baunilha coberto com uma calda crocante formada por açúcar queimado com um maçarico. É uma sobremesa delicada para ocasiões especiais. 

Crepe

Bastante conhecidos pelos brasileiros, os crepes são panquecas de massa fina, típicas da região da Bretagne, no noroeste do país. Os recheios doces são os preferidos dos franceses. Mas os crepes salgados, chamados “galettes”, também fazem sucesso. 

Venha saber mais sobre a França na Transworld Idiomas

A Transworld oferece curso de francês nos níveis básico, intermediário e avançado, conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Os alunos podem concluir cada estágio de forma regular durante o semestre ou em um curso intensivo. Tudo depende da necessidade e disponibilidade do estudante. 

A escola tem metodologia própria, desenvolvida durante três décadas voltadas ao ensino de línguas. Utilizamos lousas digitais interativas, sala de cinema, biblioteca, laboratório para pesquisas e plataforma digital para complementar o aprendizado. 

Estude francês na Transworld e descubra outras curiosidades sobre a França! Entre em contato com um consultor