Qual é a melhor idade para aprender inglês?

Qual é a melhor idade para aprender inglês?

30 de setembro de 2021

A melhor idade para aprender inglês não é unanimidade. Enquanto educadores defendem que a educação bilíngue é uma experiência positiva, pais e responsáveis ficam inseguros nessa questão.

Para o renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT) a melhor idade para aprender um idioma é por volta dos 10 anos. O estudo, publicado na revista Cognition, afirma ainda adolescentes conseguem estudar uma nova língua até os 17 ou 18 anos. Porém, após essa faixa etária, é praticamente impossível tornar-se proficiente como um falante nativo. 

Conheça alguns mitos e verdades sobre a melhor idade para aprender inglês.

Aulas para crianças muito pequenas confunde o aprendizado: mito

A ideia de que estudar um idioma muito cedo pode prejudicar a compreensão da língua materna não procede. As turmas para crianças a partir de 2 anos não fazem cobrança em relação ao aprendizado. Nessa idade, sons e fonemas se tornam familiares. 

Contribui para a fluência: verdade

Quanto mais cedo a criança começa a ouvir outros fonemas, melhor será a fluência no idioma. E as aulas não são a única maneira de estudar, sabia? Há outras formas de trabalhar o inglês na educação infantil. O tempo de contato com a língua pode ser decisivo para se tornar fluente. 

Fortalece o cérebro: verdade

O sistema nervoso central está em pleno desenvolvimento durante a infância. Nessas condições, ao receber estímulos adequados, a criança consegue aprender outra língua com facilidade. E o processo de alfabetização fica mais fácil. Tanto para a língua materna quanto para um idioma estrangeiro. 

A criança esquece o que aprendeu quando começa a estudar muito cedo: mito

Alguns pais até desistem do investimento, pois acreditam ser um desperdício. Atualmente, com o mundo globalizado e a facilidade de acesso às informações, estudar inglês acontece o tempo todo. A criança se familiariza com o idioma assistindo filmes, ouvindo músicas, jogando e até usando hashtags

Aprender inglês aumenta as chances profissionais no futuro: verdade

Um dos idiomas mais falados no mundo, o inglês é uma qualificação importante no currículo. E a tão sonhada fluência, adquirida com o estudo ainda na infância, pode fazer a diferença durante uma viagem de intercâmbio. Ou diante de uma vaga de emprego. 

Como cada faixa etária aprende inglês

  • Infância: maior facilidade de compreensão graças à receptividade do cérebro para receber e assimilar novas informações;
  • Adolescência: as mudanças hormonais e comportamentais desse período podem dispersar o interesse do idioma para outras atividades. É fundamental estudar com abordagens atrativas para manter o foco;
  • Juventude: a aprendizagem e assimilação do idioma terão sucesso como metas pessoais e profissionais, típicas dessa faixa etária. O desejo de fazer um intercâmbio, por exemplo, pode ser um estímulo. 
idade-para-aprender-inglês

Inglês para todas as idades é na Transworld Idiomas

A metodologia da Transworld se adapta a qualquer faixa etária. Temos turmas de inglês e oportunidades para diferentes públicos. Confira:

  • Kids: turma para crianças de 04 a 12 anos desenvolverem naturalmente o idioma;
  • Teens: foco na conversação e interatividade (digital, dinâmica e global) voltadas aos adolescentes;
  • Adults: turmas para adultos expressarem-se com facilidade e compreender situações cotidianas em nível profissional;
  • Senior: turmas especiais para a Melhor Idade falar inglês sem barreiras e conectar-se com o mundo bilíngue. 

Inscreva-se na Transworld Idiomas e participe de uma aula experimental.