Exame de proficiência em idiomas: 8 dicas para ter sucesso na prova

Exame de proficiência em idiomas: 8 dicas para ter sucesso na prova

2 de dezembro de 2021

Os exames de proficiência em idiomas são pré-requisitos para quem deseja qualificar a carreira profissional ou acadêmica. 

Eles representam a porta de entrada para diversas instituições de ensino no exterior. Quer conquistar uma certificação? Confira 8 dicas para ter sucesso!

O que é exame de proficiência?

São testes aplicados para avaliar a habilidade de escrever, falar, ouvir e ler determinado idioma. Eles verificam o domínio da gramática e do vocabulário.

Os exames de proficiência mais procurados são os de inglês, francês, espanhol, italiano e alemão. No entanto, existem testes para outras línguas como japonês, chinês e até mandarim! 

Para que servem os exames de proficiência em idiomas?

Além de comprovar habilidade em uma língua específica, os exames de proficiência são fundamentais para a valorização do currículo. 

São procurados por quem busca boas oportunidades no mercado de trabalho ou deseja fazer pós-graduação em outro país.

8 dicas para ter sucesso nos exames de proficiência em idiomas

1. Comece a estudar cedo

A fluência em um idioma leva tempo, frequência e prática. Ainda que a melhor idade para aprender um segundo idioma não seja consenso. Mas, quanto antes melhor. A Transworld tem turmas regulares de inglês para crianças a partir de 4 anos. 

2. Não deixe a gramática de lado

Não basta saber o básico, pois as provas são técnicas e exigem gramática avançada. Foque em conteúdos importantes como prefixos, sufixos, conjunções, grupos nominais e tempos verbais. 

3. Faça simulados

Para se habituar às condições impostas pelo exame, concentre-se durante duas ou três horas, respondendo questões de forma ininterrupta.

4. Aprofunde a aprendizagem e faça anotações

Durante o estudo, inclua trechos acadêmicos e perguntas mais extensas que exijam raciocínio. Ao encontrar uma palavra ou expressão desconhecida, anote-as. Após, pesquise no dicionário e tente compreender o contexto em que foi utilizada.

5. Aprimore a escuta

Filmes, músicas, séries ou canais de televisão são ótimas estratégias para treinar a pronúncia. 

exame-proficiencia

6. Use fontes autênticas para estudar

Trabalhos acadêmicos ou conversas telefônicas entre nativos oferecem aprendizagem mais próxima ao que os exames exigem. Procure audições reais e recentes. Use a internet para aprender

7. Tenha uma programação de estudos

Organize períodos para estudar e faça um planejamento semanal. Diversifique as atividades, intercalando leitura de textos acadêmicos, sites de notícias, gramática, vocabulário, entre outros conteúdos. 

8. Invista em conversação

Se for possível, pratique com falantes nativos para aumentar o vocabulário e qualificar a pronúncia. A Transworld tem um servidor no aplicativo de voz Discord. Desse modo, os estudantes podem conversar entre si, na hora que quiserem, para praticar o idioma. 

Venha estudar inglês, francês ou espanhol na Transworld Idiomas

A Transworld segue orientações do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas para certificações internacionais. Quer saber mais sobre exames de proficiência? 

Fale com um consultor